Mitologia Grega
Georges Hacquard
DICIONÁRIO DE MITOLOGIA GREGA E ROMANA
Digitalização:
Ângelo Miguel Abrantes
TRADUÇÃO
MARIA HELENA TRINDADE LOPES
Profiessora auxiliar de Civilizações Pré-Clássicas, História Comparada das
Religiões e Egípcio Hieroglífico da Universidade Nova de Lisboa
TITULO ORIGINAL GUIDE MYTHOLOGIQUE DE LA GRÈCiE ET DE ROME
(@) 1990, Hachette
DIRECÇÃO GRÁFICA DA COLECÇÃO
JOÃO MACHADO
Este livro foi composto em caracteres Helvética por
Maria da Graça Manta, Lisboa e impresso e acabado na
Divisão Gráfica das Edições ASA Rua D. Afonso Henriques, 742 - 4435 Rio Tinto
1 .@ edição: Novembro de 1996
PREFÁCIO À EDIÇÃO PORTUGUESA
O "Dicionário de Mitologia Grega e Romana", da autoria de Georges Hacquard, constitui um marco importante neste tipo de produção literária destinada ao grande público.
O maior dos méritos do autor é, sem dúvida, ter conseguido apresentar sínteses perfeitas de cada um dos heróis, lugares ou deuses da mitologia, sem recorrer àquilo que é mais vulgar neste tipo de obras: a simplificação superficial que conduz à confusão e à mistura abusiva de tradições e de autores.
G. Hacquard demonstra, efectivamente, ter um conhecimento profundo das diferentes tradições relativas a cada um dos heróis ou deuses da mitologia, alertando-nos constantemente para o autor ou fonte literária referida. Assim, as narrativas de Homero não são confundidas com as de Hesíodo ou dos trágicos gregos ou ainda com as de autores posteriores como Calímaco ou Pausânias.
Por outro lado, o seu conhecimento das línguas (grega e latina) permite-lhe explicitar, muitas vezes, a partir da raiz do nome dos heróis ou deuses, a personalidade destes. Uma personalidade que é veiculada pelo nome.
Importa, também, salientar a metodologia utilizada para a apresentação dos grandes heróis da Antiguidade: Aquiles, Hércules, Jasão e Teseu, por exemplo, nascem e morrem perante o nosso olhar. Também aqui o autor não optou pela