aluminio
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com porcentagens entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, pelo teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O aço pode ser classificado quanto ao teor de carbono, composição química, quanto à constituição micro-estrutural e quanto à sua aplicação. Além dos componentes principais indicados, o aço incorpora outros elementos químicos, alguns prejudiciais, proveniente da sucata, do mineral ou do combustível empregados no processo de fabricação, como o enxofre e o fósforo. Outros são adicionados intencionalmente para melhorar algumas características como a sua resistência à tração, ductilidade e dureza. O aço atualmente é a mais importante liga metálica, sendo empregado de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, em construção, etc. Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o alumínio, por sua maior leveza e por sua maior resistência a corrosão. As propriedades de uma liga metálica são função da respectiva composição química e do processamento a que a mesma foi sujeita, ou seja, da sua história térmica e mecânica; estes fatores (composição e história termomecânica) impõem uma dada microestrutura ao material, a qual será responsável pelas propriedades finais do mesmo.
A composição química define as potencialidades "inatas" da liga: por exemplo, um aço de baixo carbono é presumivelmente dúctil; porém ele pode ser fragilizado por um tratamento térmico que lhe imponha um grão grosseiro (Universidade do Porto).
A introdução de outros elementos de liga nos aços carbono é feita quando se deseja melhorias nas propriedades físicas, químicas e mecânicas. Geralmente esse aumento da resistência é adquirido pela adição de um ou vários elementos de liga em teores respectivamente baixos, não ultrapassando na sua soma o valor de 5%.