A Vida de Christoph Willibald Gluck
A Vida de Christoph Willibald Gluck
ALUNOS:
CLAUDIO JOÃO DA SILVA
EDSON JÚNIOR DA SILVA
EVERTON LUIZ SILVA DO NASCIMENTO
VICTOR LEONARDO SANTOS BEZERRA
2º ANO “E”
DISCIPLINA:
HISTÓRIA DA MÚSICA
Prof.ª LAUDICÉIA
RECIFE/2013
A Vida de Gluck
Christoph Willibald Ritter von Gluck nasceu em Erasbach, Alto Palatinado (Alemanha), a 2 de julho de 1714. Originário de gente humilde da Boêmia, mas destinado a uma vida de estudos, adquiriu sólida formação humanística. Abandonou, porém, essa carreira para dedicar-se à arte, no início, como músico popular. Recebeu suas primeiras instruções musicais em um colégio jesuítico de Komotau.
Acompanhou o pai em viagens pela Europa Central: em 1732 foi para Praga completar sua educação e ali aprendeu o estilo italiano de canto com o compositor tcheco Cernohorsky. Em 1736 deixou Praga por Viena. Tendo encontrado mecenas aristocráticos, viajou para a Milão, onde completou sua instrução musical com Sammartini, e teve grande sucesso como compositor de óperas ao gosto da época. Ali, sua primeira ópera, Artaxerxes, trouxe-lhe grande renome, sendo então convidado por várias cidades italianas.
Em 1745 transferiu-se para Londres, como compositor de óperas de Haymarket. Lá conheceu Haendel e estreou A queda dos gigantes, além de outras óperas, que foram produzidas sem sucesso. Deixando Londres, Gluck viajou com duas companhias operísticas por várias cidades européias, tendo Viena como seu centro de referência. Nessa cidade fixou-se como diretor de ópera em 1755. Alcançou seus maiores sucessos na inovação da ópera comOrfeo e Euridice (1762) e Alceste (1767).
Em 1773 decidiu fixar-se em Paris, onde, após uma resistência inicial do Teatro da Ópera, obteve grandes triunfos, conseguindo o apoio de Maria Antonieta, que tomou o seu partido na querela da ópera francesa versusópera italiana, Gluck versus Piccinni. Seus últimos anos foram vividos em