o coral dos meninos de Vienna
O Coral dos Meninos de Vienna é um coral formado por garotos de Viena, Austria.
É um dos corais infantis mais conhecidos no mundo. Os garotos são selecionados principalmente da Austria, mas há também de muitos países pelo mundo, e são entrevistados individualmente.
Conhecidos por seu elevado padrão vocal, o coral trabalhou com músicos que incluem Wolfgang Amadeus Mozart, Antonio Caldara, Antonio Salieri, Heinrich Isaac, Paul Hofhaimer, Heinrich Ignaz Franz Biber, Johann Joseph Fux, Christoph Willibald Gluck, and Anton Bruckner. Desde 1948, o Palácio Augarten serviu como uma escola base para o Coral dos Garotos de Vienna.
História
O coral é descendente moderno do Coral de Garotos da Corte de Vienna, que vem dos tempos da baixa Idade Média. O Coral foi, na prática, criado por uma carta escrita por Maximiliano I de Hamburgo em 7 de julho de 1498. Na carta, o imperador instruiu os oficiais da corte a empregar um mestre de música, dois percussionistas e seis garotos. um esloveno, Jurij Slatkonja, tornou-se o diretor da empreitada.
O papel do coral (em número entre quatorze e vinte) era prover acompanhamento musical para a massa da igreja. Os garotos receberam uma educação musical sólida, o que em muitos casos tinha um impacto significante no resto de suas vidas, e muitos deles chegaram à ser músicos profissionais. Os compositores Jacobus Gallus, Franz Schubert, e os maestros Hans Richter, Felix Mottl e Clemens Krauss foram membros do coral.
Em 1920 os Hofkapelle (músicos da corte) foram demitidos. No entanto, o então reitor Josef Schnitt proucurou uma continuação da tradição. Em 1924 o "Coral dos meninos de Viena" foi oficialmente fundado e evoluiu para um grupo de músicos profissionais. Desde 1948 o Palácio Augarten funciona como seu ponto de encontro e escola base que vai desde o jardim de infância até o ensino médio.
O coral é uma organização privada e sem fins lucrativos. Há aproximadamente 100 coristas entre as idades de 10