Corpo Estranho no nariz
Introdução e Definições
Corpo estranho em otorrinolaringologia é qualquer material inanimado ou animado que se encontre em cavidade nasal, seios paranasais, orofaringe, conduto auditivo externo e que não faça parte dessas estruturas em condições normais.
Geralmente, são introduzidos voluntariamente pela população pediátrica ou institucionalizada. Em algumas particularidades, como os que se localizam em vias aéreas superiores ou quando se trata de pilhas alcalinas, constituem-se em verdadeiras emergências.
Os corpos estranhos de meato acústico externo (MAE) são os mais frequentes na área otorrinolaringológica e ocorrem em qualquer idade, embora 55% das ocorrências sejam em crianças.
Etiologia e Características
Os corpos estranhos podem ter etiologia voluntária ou involuntária. Os casos de etiologia voluntária ocorrem com crianças que introduzem corpos estranhos em seu próprio meato ou fossa nasal ou em um colega ou familiar, e nos casos de adultos com distúrbios comportamentais. Já no caso da etiologia involuntária, o maior exemplo são os insetos que penetram no MAE.
Corpo Estranho no nariz
Nas vias respiratórias: Estes casos ocorrem principalmente com crianças o que torna a situação mais dramática. Os corpos estranhos podem causar perturbações de variável natureza, de acordo com a sua localização.
Sinais e Sintomas
São também variáveis. Pode existir dificuldade respiratória, dor, vómitos e nos casos mais graves asfixia que pode conduzir à morte.
Objetos
As crianças costumam introduzir no nariz tudo que esteja ao alcance como feijão, caroços, bolinhas, sementes, milho, palitos, botões, grampos, tampas de caneta, objetos de pequenas dimensões.
O que você deve fazer (Tratamento)
Mantenha a calma, evite tentar retirar corpos estranhos do nariz. Isso pode empurrá-los mais ainda para a parte mais profunda e piorar o caso. O melhor a se fazer é pedir para respirar somente pela boca, e assoar o nariz com