alabastro
Objetivos do Millennium: Acabar com a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade de género e autonomia da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o VIH-SIDA, paludismo e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Obstáculos ao desenvolvimento (Internos: catástrofes naturais; deficientes condições medico-sanitárias; elevadas taxas de mortalidade; guerras e conflitos, desfasamento tecnológico e má gestão dos governos. Externos: herança colonial; economia Mundial).
Carta dos direitos humanos: 1948, Genebra, tinha como objectivo, promover a luta pela liberdade e dignidade dos humanos.
Importância: liberdade e igualdade de todos os seres humanos; não discriminação; direito à vida; igualdade perante a lei; proibição de prisão, detenção ou exílio arbitrários; direito a ser julgado por tribunal independente; direito à vida privada, familiar e protecção da correspondência.
As multinacionais/subdesenvolvimento- pois são as grandes controladoras da economia e não permitem que o comércio local se desenvolva. Como possuem capacidade para produzir em grandes quantidades acabam por poder praticar preços mais baixos, já que conseguem escoar sempre os seus produtos, prejudicando os mais fracos.
Aspetos positivos da globalização: turismo; maior produtividade pela divisão do trabalho; aculturação; maior oferta de produtos de baixo preço; Rápida difusão do progresso tecnológico; Aspetos negativos: dependência económica das multinacionais; crises financeiras afetam todos os