polimeros
1027-1035. (http://www.mediafire.com/?um67m8w7c7dff4i)
IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA PONTE NO ESTUÁRIO DO RIO APODIMOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE (NORDESTE DO BRASIL)
Wendson Dantas de Araújo MEDEIROS
Doutorando em Geografia, Universidade de Coimbra wendson.medeiros@gmail.com RESUMO
O presente artigo trata de um estudo envolvendo a identificação e previsão de impactos ambientais numa área estuarina situada no estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, abrangendo áreas dos municípios de Areia Branca e Grossos. Inicialmente, realizou-se a identificação de impactos ambientais pré-existentes no município de Areia Branca, onde foram identificados 9 impactos, os quais estavam relacionados às atividades predominantes no município, como a salineira e a petrolífera. Em seguida, efetuou-se uma previsão dos impactos gerados a partir do projeto de construção de uma ponte sobre o estuário do Rio Apodi-Mossoró, sendo identificados também 9 impactos ambientais. Por fim, considera-se que os impactos a serem gerados pelo empreendimento intensificam o quadro de degradação da área de estudo, o que resulta em perda da qualidade ambiental.
Palavras-chave: Areia Branca-RN, Grossos-RN, gestão ambiental, degradação ambiental.
INTRODUÇÃO
O município de Areia Branca, situado na mesorregião Oeste e litoral Norte do Estado do Rio
Grande do Norte, Nordeste do Brasil, apresenta um quadro de degradação ambiental decorrente das atividades tradicionais e recentes que nesse município se instalaram em função das características naturais favoráveis.
Entre estas se destacam as atividades salineira e a petrolífera, que são as principais responsáveis por tal quadro. Além destas, recentemente, a implantação da carcinicultura marinha e as expectativas em torno do turismo têm