Artigo apresentado no SBDS
SILVA, Aline Freitas da; Mestranda; Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG alinegoval@gmail.com
PELLEGRINI, Flavia; Especialista; Faculdade Promove de Sete Lagoas pellegrini.dias@gmail.com Palavras-chave: design sustentável, ensino, projetos, sustentabilidade, design.
O artigo analisa as matrizes curriculares dos cursos de design ofertados nas
Instituições de Ensino Superior do Espírito Santo a fim de verificar a importância que estas instituições oportunizam ao tema design sustentável e as suas dimensões: ambiental, social e econômica. Também mostra o resultado da aplicação de um questionário aos alunos e egressos desses cursos com o intuito de verificar como esses têm tido contato com questões relacionadas à sustentabilidade e se os mesmos utilizam dos métodos e técnicas ligados ao tema em seus projetos. Com esta pesquisa acredita-se que será possível entender o grau de conhecimento sobre o tema design sustentável e seus desdobramentos que podem mostrar aos alunos e profissionais da área de design o reconhecimento do seu poder social enquanto indivíduo e profissional. Introdução
Este artigo apresentará a importância dada a assuntos relacionados ao tema sustentabilidade pelos alunos e/ou egressos dos cursos de design no Espírito Santo.
Buscou-se compreender como o design enquanto técnica de construto projetual de produtos abarca responsabilidade social, econômica e ambiental promovendo o desenvolvimento sustentável na relação usuário e objeto.
O artigo descreve a investigação feita com alunos e egressos a respeito do tema design sustentável no currículo e no dia-a-dia profissional de oito cursos de design, sendo eles das seguintes habilitações: (2) Produto; (2) Gráfico; Desenho Industrial –
Programação Visual; Interiores, Moda e Vestuário.
Um dos papéis das instituições de ensino é encorajar o pensamento crítico, fomentar
a