Ajudas complementares
TEORIA E EXERCÍCIOS
PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA
Olá! Espero que você esteja aí bem disposto para estudar, pois ainda temos que aprender muita coisa importante.
Nesta aula, trataremos da sintaxe dos termos da oração. Na aula seguinte, estudaremos as relações entre as orações do período.
E por falar em oração e período, você sabe identificá-los? Sabe também diferenciar oração de frase? Veja os exemplos seguintes e responda ao que se pede.
a) – Bom dia, senhor Miguel! Como vai?
b) – Eu vou bem, obrigado.
Então, quantas frases, orações e períodos existem no diálogo acima? Se você respondeu: “três frases, duas orações e dois períodos” acertou. Se respondeu algo diferente disso, precisa entender que: frase é todo enunciado que possui sentido completo, capaz de transmitir uma informação satisfatória para a situação em que é utilizado.
Assim sendo, na fala da primeira personagem existem duas frases: a primeira é encerrada pelo ponto de exclamação; a segunda, pelo ponto de interrogação. Na fala do senhor Miguel, existe apenas um enunciado, isto é, uma frase, que é delimitada pelo ponto.
O conceito de frase é, portanto, bastante abrangente, incluindo desde estruturas linguísticas muito simples até estruturas complexas:
– Ai!
– Durante algum tempo, vivi no Rio de Janeiro.
As frases de maior complexidade normalmente se organizam a partir de um ou mais verbos (locuções verbais). À frase que se organiza ao redor de um verbo ou locução verbal damos o nome de oração (frase verbal). Portanto o primeiro enunciado não caracteriza uma oração, já que nele não há verbo (é uma frase nominal). Na sequência, ainda na fala da primeira personagem, surge a primeira oração: “Como vai?”. A segunda fala,
Prof. Albert Iglésia
www.pontodosconcursos.com.br
1
PACOTE DAS MATÉRIAS COMUNS PARA O MPU
TEORIA E EXERCÍCIOS
PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA
observe, se organiza em torno da forma verbal “vou” e constitui a segunda