INVA
AJUDAS DE INSTRUÇÃO
I - GENERALIDADES Em aulas anteriores conceituamos "ajudas de instrução" como um veículo ou canal de uma comunicação, no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, é fácil compreender que o assunto é muito vasto e não pode ser esgotado em umas poucas lições. Abordaremos o conceito de ajudas de instrução, o significado das cores na confecção das ajudas e de que maneira as ajudas de instrução poderão ser úteis na aprendizagem do aluno, quando utilizadas com técnicas e nos momentos oportunos. Veremos, também, as ajudas de instrução mais utilizadas, como mural, transparências, as informações colocadas num quadro-de-giz, etc.
II - CARACTERÍSTICAS DAS AJUDAS DE INSTRUÇÃO Conceito de ajuda de instrução: Podemos conceituar ajudas de instrução como tudo aquilo que vai fazer o aluno aprender com mais eficiência. Qualquer recurso para o ensino poderá ser transformado em ajuda de instrução quando transforma-se em ajuda da aprendizagem. Assim, uma transparência, por mais bem feita que seja, se ela não for apresentada ao aluno, através de um retroprojetor, jamais será uma ajuda de instrução. Isso significa que um recurso qualquer, somente se transformará em ajuda, quando o professor num momento certo de uma informação mostrar o recurso para reforçar a informação. O aluno, além de ouvir de viva voz a informação, também verá a informação escrita, esquematizada, desenhada ou feita de outra forma mais adequada, em função dos objetivos da aula. Poderá também ser mostrado um material, como folhas, frutos, ferramentas, reagentes químicos, cenas de televisão, imagens de computador, etc.
2.1 - Cores O emprego da cor em uma ajuda de instrução sempre desperta maior atenção, tornando-a mais interessante e com um cunho de realismo, o que lhe permite maior eficiência na comunicação. Entretanto, é necessário que as cores sejam bem usadas, pois, do contrário, podem