AIDS no Brasil
Teorias
Ninguém sabe ao certo como surgiu a AIDS, mas existem algumas teorias de como isso pode ter ocorrido, a primeira delas é que ela surgiu a partir de um vírus chamado SIV, encontrado no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco-verde africano, É provável que a transmissão para o ser humano aconteceu em tribos da África central que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos-verdes, assim podendo ter sidos infectados por comer os primatas ou até mesmo ter relações sexuais com os mesmo.
Outra teoria mais recente é que o vírus que causa a AIDS, surgiu da união de dois outros vírus que infectam macacos na África.Para chegar à nova teoria, os cientistas partiram da hipótese mais aceita sobre a origem do HIV, de que ele seria uma variação do SIVcpz, um vírus dos chimpanzés africanos que teria "pulado" para os seres humanos provavelmente durante a manipulação da carne e do sangue desses animais.
Historia
No Mundo
No Brasil
Os primeiros casos de AIDS no Brasil surgiram em 1980 e seu principal foco foi São Paulo. Ninguém sabia direito que doença era aquela, mas desde 1977, 1978, notícias tristes chegavam dos Estados Unidos sobre um câncer que estaria atacando o sistema imunológico das pessoas, fazendo com que doenças geralmente fracas o suficiente para serem combatidas pelo próprio organismo se tornassem problemas letais.
Os doentes passavam anos sem apresentar sintomas e sem suspeitar da companhia do vírus até surgirem as infecções de repetição. Quando escapavam do primeiro ataque oportunista, vinha o segundo, depois o terceiro e o quarto, numa sucessão mortal.
Em 1983, no Brasil é identificado o primeiro caso de AIDS entre mulheres. Em 1984, estruturação do Programa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, primeiro programa brasileiro para o controle da AIDS. Em 1988, primeiro caso diagnosticado na população indígena brasileira e neste mesmo ano morre Henrique de Souza Filho, o cartunista Henfil e seu irmão Mário Figueiredo de Souza, o músico Chico