Agências Internacionais de Classificação de Riscos
São Paulo
2013
AGÊNCIA INTERNACIONAIS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
As Agências de Classificação de Riscos são um dos fenômenos econômico-políticos mais importantes para se compreender como agem os mercados de especulação e investimento e, acima de tudo, o desenvolvimento, ascensão e queda de grandes corporações e de economia de países.
Todos já ouviram falar nas Agências de Risco, mesmo sem saber, pois sempre que aparece nos canais de informação algum tipo de nota atribuída para um país, por exemplo, são essas Agências que determinam tal análise. E essa conclusão, seguirá de base para investimentos.
Quando um investidor busca fazer o aporte de recursos, ele deve elaborar uma crítica análise dos produtos, da disponibilidade e das características, para assim, diminuir o potencial de perda. E é com isso, que os grandes investidores trabalham próximo às Agências para buscar uma maior segurança em suas transações comerciais.
Buscaremos então, esclarecer, os conceitos necessários para se obter um bom entendimento das Agências Internacionais de Classificação de Risco. Abordando conceitos domésticos e internacionais, para promover uma ampla visão do mercado especulativo e auxiliar, em um fácil entendimento, como se transforma a economia de um país ou de uma corporação, em uma nota de classificação.
CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS
Para compreender o propósito e como funcionam as Agências Internacionais de Classificação de Riscos, precisamos primeiro conhecer alguns índices de riscos que nos ajudarão a compreender a relação entre as Agências e o mercado de investimentos.
Um dos primeiros conceitos que se deve conhecer no âmbito doméstico é o Risco-País. Esse