agricultura pecuaria e sistema agrario
Os Sistemas Agrários
Os principais sistemas agrícolas mundiais são agricultura: itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.
Os sistemas agrícolas possuem três fatores em comum: O Capital: Fator que define se o sistema agrícola é atrasado ou moderno, intensivo ou extensivo. A Terra: Local de fixação das sementes. Define o tamanho das propriedades e o trabalho: Utiliza grande ou pequena mão-de-obra, qualificada ou desqualificada.
Agricultura Itinerante
Praticada por famílias pobres que não possuem capital para melhorar sua produção. Utiliza técnicas arcaicas, como o uso de enxada ou queimada em pequenas e médias propriedades, ou em parte de latifúndios, acaba desgastando o solo e muda-se para outra área. O ciclo se repete, ao se desmatar e queimar essa nova área. O nome itinerante deriva dessa constante mudança.
Agricultura de Jardinagem
É praticada na Ásia, principalmente no Japão, na Indonésia e na Tailândia. O arroz é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas onde são construídos terraços. As principais características da Jardinagem são: escassez de espaço para o plantio, utilização de numerosa mão-de–obra manual, pequena propriedade agrícola, elevada produtividade, uso de adubos e irrigação.
Agricultura Moderna
Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequenas mão-de-obra, uso intensivo de máquinas, técnicas modernas e caráter empresarial. Grandes propriedades, mão-de-obra familiar e alta mecanização caracterizam os cinturões agrícolas norte-americanos - um sistema controlado pelo agro negócio.
Plantation
As características atuais da Plantation compreendem o latifúndio, a monocultura e mão–de-obra barata e desqualificada, com o objetivo de exportação. A Plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América Central continental e insular, África e Ásia.