PESAGEM E TRANSFERÊNCIA DE VOLUMES
TURMA: QUÍMICA PRONATEC – FIEC – PROF. RENATO
Relatório N°: 01
Turma:
Grupo Nº: 03
ALINE AP. LUCCAS
JAQUELINE SANTANA
LETÍCIA GOMES
NAYARA DOS SANTOS
PESAGEM E TRANSFERÊNCIA DE VOLUMES
Objetivo:
Aprender as técnicas de pesagem e como usá-las, também como transferir corretamente volumes utilizando vidrarias.
1. Introdução
PESAGEM:
No laboratório, a massa de substâncias químicas é determinada com o uso de balanças. Na maioria das análises, uma balança analítica precisa ser utilizada para se obter massas altamente exatas. As balanças de laboratório menos exatas (como as semi-analíticas) também são empregadas para as medidas de massa quando a demanda por confiabilidade não for crítica. A precisão a ser utilizada depende do trabalho a ser desenvolvido. É importante salientar que não se deve realizar pesagens de produtos químicos diretamente sobre o prato da balança. Costuma-se usar um vidro de relógio ou outra vidraria.
Para medir uma amostra são necessários alguns cuidados como: garantir que a balança esteja colocada sobre uma base firme, livre de vibrações mecânicas e nivelada; não colocar a amostra diretamente sobre a balança, mas sim, dentro de um recipiente limpo e seco (vidro de relógio, papel de filtro, entre outros); transferir o material a ser pesado na balança com o auxilio de uma pinça ou espátula; após a medida não deve deixar nada sobre o prato da balança, qualquer substância acidentalmente entornada deverá ser imediatamente removida.
TRANSFERÊNCIA DE VOLUMES:
A técnica de medição de volume de uma amostra depende do seu estado físico (líquido ou sólido) e da sua forma (regular ou irregular). Os resultados obtidos devem ser expressos em metro cúbico ou em unidades submúltiplos, normalmente as mais usadas são o mililitro, ou centímetro cúbico, e o litro, ou decímetro cúbico.
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de