Relatório Segurança no Laboratório
QUÍMICA GERAL I - PRÁTICA ZERO
COMO FAZER UM BOM RELATÓRIO?
Seja qual for a função exercida, sempre se precisará saber escrever bem. E isso se desenvolve principalmente, através dos relatórios bem feitos na escola. É importante saber organizar as ideias e saber colocá-las no papel.
Em geral, um relatório é tradicionalmente apresentado com as
Relatório de
Química
seguintes partes:
1) Fundamentos teóricos
Neste item, relacione os conhecimentos já existentes na literatura sobre o assunto e que possa ser tomado como base para a prática.
2) Objetivo
Deve ser apresentada a finalidade do experimento
3) Parte experimental
Inicialmente, descreva os materiais e instrumentos utilizados. Aqui podem ser utilizados desenhos esquemáticos ou listagem de material. Em seguida, descreva todos os passos para a realização do trabalho, as condições necessárias e as observações feitas por você durante a aula (mudança de cor, variação de volume, etc.). Podem ser citadas tentativas que não deram certo.
4) Resultados e discussão
Nesta etapa, apresente de modo objetivo os resultados a que chegou com a experiência. Cálculos, gráficos e tabelas podem ser utilizados. A seguir, faça a análise crítica dos resultados, comparando-os aos outros estudos.
5) Conclusões
Devem ser sucintas e, podem também, encontrar justificativas na discussão dos resultados. Não se esqueça de que as conclusões devem sempre estar ligadas ao objetivo.
6) Referências bibliográficas
Exemplos de bibliografia nos moldes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas):
REY, Luís. Planejar e Redigir Trabalhos Científicos. Ed. Edgard Blucher Ltda.SP, 1993
SIGNORELI,Vinicius.Revista Educarede http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm. Acessado em 02/02/05.
1
CAMPUS SÃO GONÇALO
QUÍMICA GERAL I - PRÁTICA 01
NOÇÕES ELEMENTARES DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO, TÉCNICAS DE
MEDIDA DE VOLUME, PESAGEM E CÁLCULO DA DENSIDADE.
Sendo a Química uma Ciência