trabalho
Guias ou Diretrizes as dieta são citações de órgãos governamentais ou entidades reconhecidas por sua autoridade científica que transforma recomendações nutricionais técnico-científicas em conselhos (mensagens) simples, fáceis de compreender e práticas para o público em geral.
Tem como objetivo assegurar a ingestão adequada de nutrientes. Em suma, os guias da dieta são embasados no conhecimento científico, nos problemas nutricionais, nos hábitos de consumo alimentar e no contexto cultural e sócio-econômico das populações. Fatores educativos também devem ser considerados na elaboração dos guias. Podem ser classificados em qualitativos e quantitativos. Os qualitativos apresentam recomendações somente sobre os alimentos a serem ingeridos ou evitados e os quantitativos fazem recomendações a serem ingeridas de cada grupo alimentar geralmente expressas em número e tamanho das porções.
Os guias da dieta de uma população são ferramentas de educação nutricional com o objetivo de estimular mudanças indicadas, principalmente qualitativas, na dieta de uma população.
Guias alimentares - instrumentos de orientação e informação à população visando promover saúde e hábitos alimentares saudáveis
Eles representam os alimentos de forma gráfica facilitando a escolha das refeições do dia.
O guia tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação.
O guia está baseado na preocupação com relação deficiências de ferro e vitamina A, bem com o aumento da resistência imunológica relacionadas com as doenças infecciosas.
Os guias alimentares devem:
Promover e manter a saúde global do indivíduo com orientações direcionadas para prevenção ou tratamento de qualquer doença
Ser baseados em pesquisas atualizadas
Ter uma visão global da dieta
Ser úteis para o público alvo
Encontrar uma forma realista de suprir as necessidades nutricionais utilizando-se da