Relatório de segurança no laboratório
INFES – SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
NORMAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
(AULAS PRÁTICAS)
DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS
TURMA: 1º PERÍODO
PROFESSORA:
ALUNO:
1. OBJETIVOS
Apresentar os procedimentos que garantam a segurança no procedimento das aulas práticas as vidrarias e materiais de laboratório utilizados nas aulas práticas.
2. INTRODUÇÃO
Laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Para evitar o risco de certos acidentes, é necessário também que o estudante tenha conhecimento de normas de segurança em laboratório, adotando sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz.
Este curso apresenta, portanto, características acentuadamente experimentais que exigirão do estudante dedicação, interesse, cuidado, atenção e, especialmente, uma atividade no laboratório cuidadosamente planejada.
Aconselha-se o estudante planejar previamente o procedimento da aula de laboratório antes de iniciar sua execução, a fim de facilitar o aprendizado e utilizar adequadamente o tempo destinado às aulas práticas, com segurança.
3. PROCEDIMENTO
Foram apresentados todos os procedimentos, noções e regras de segurança na sala de aula, a saber:
Existem regras básicas, que se impõe a quem trabalha neste meio, nomeadamente o uso de equipamentos de proteção individual. A bata branca de algodão é um instrumento obrigatório, dada à sua reduzida inflamabilidade. O uso de luvas e óculos também é fundamental. Estar num laboratório sozinho não é aconselhado, pois em caso de acidente, ninguém poderá socorrer.
Porém, a lista de cuidados é muito mais vasta e todos eles carecem de uma atenção especial da parte dos técnicos e todos aqueles que entrem num laboratório:
Não usar anéis ou pulseiras: manuseamento de produtos