Agricultura pecuária e sistemas agrários
Os sistemas agrícolas e a produção pecuária podem ser classificados como intensivos ou extensivos. Essa noção esta ligada ao grau de capitalização e ao índice de produtividade, independentemente da área cultivada ou de criação.
O sistema agrário de um país esta ligado diretamente à distribuição de terras deste. Alguns países onde houve uma reforma agrária "eficiente" a base da agricultura é a familiar, gerando riquezas para um números maior de pessoas. Em países com maior desenvolvimento econômico há um melhor uso de tecnologias possibilitando um maior produtividade, através de subsídios. Em outros países a agricultura é basicamente de subsistência, sem uso de tecnologias e baixa produtividade.
No Brasil, constam os dois sistemas agrários. Há regiões com um maior uso de tecnologias e consequentemente uma maior produtividade em relação a outras. Não houve uma eficiente reforma agrária e há concentração de terras. Falta estratégias para a proteção e desenvolvimento da agricultura. Os grandes latifúndios são poucos produtivos e os pequenos produtores são responsáveis por quase 70 % da produção de alimentos no Brasil.
Estrutura fundiária do Brasil
A estrutura fundiária corresponde ao modo como as propriedades rurais estão dispersas pelo território e seus respectivos tamanhos, que facilita a compreensão das desigualdades que acontecem no campo.
A desigualdade estrutural fundiária brasileira configura como um dos principais problemas do meio rural, isso por que interfere diretamente na quantidade de postos de trabalho, valor de salários e, automaticamente, nas condições de trabalho e o modo de vida dos trabalhadores rurais.
Para uma melhor classificação das propriedades foi preciso padronizar os imóveis rurais,