Agricultura Organica 1 C
Anderson
Myrelle
Shirley
Tauany
Vivian
Vinicius
Valdenio
Roberta
RESUMO
Agricultura orgânica é hoje um importante fator tanto na qualidade de vida do ser humano quanto para o meio ambiente. Através deste artigo conheceremos um pouco mais sobre seus princípios, características e sua importância econômica e outros aspectos que serão abordados neste artigo. A agricultura orgânica vem crescendo e também o interesse da população por uma alimentação mais saudável, conhecendo melhor o assunto suas subdivisões dentro do movimento orgânico veremos que ela se expande para outras áreas dentro da própria agricultura. Os benefícios adquiridos são a diminuição da dependência de insumos externos, a preservação dos recursos naturais, a saúde dos produtores e consumidores, resultando na promoção da sustentabilidade econômica, ambiental e social.
PALAVRAS-CHAVE: Agricultura Orgânica; Movimento Orgânico; Consumo.
1 INTRODUÇÃO
Com os atuais movimentos que buscam uma relação maior com a sustentabilidade, e as crescentes preocupações tanto com a preservação do meio ambiente, quanto com os danos causados à saúde e ao bem estar do homem devido à utilização de insumos químicos sintéticos na produção de alimentos tem impulsionado o crescimento dos produtos orgânicos, citada por Darolt (2002):
“É cada vez maior o número de pessoas que estão buscando uma alimentação saudável, na tentativa de resgatar um tempo que ainda era possível ter à mesa alimentos frescos, de boa qualidade biológica e livre de agrotóxicos. Atualmente, os alimentos recebem tantos produtos tóxicos e passam por uma série de processos de transformação até chegar ao consumidor que acabam provocando uma mudança de hábitos alimentares e um distanciamento entre o agricultor e o consumidor”