Planificacao Temporal
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA INFORMÁTICA
GESTÃO DE PROJECTOS INFORMÁTICOS
Planificação Temporal
Discentes: Docente:
Alan Camilo Eng. Aniceto Machava
Almerindo Uazela Eng. Mauricio João
Chaquil Nóbrega
Esmael Chande
Nigo Sumaila
Pemba, 2015
Introdução
Conceito de planificação temporal
O que é?
Seleciona-se um modelo de processo adequado, identificam-se as tarefas de engenharia de software a ser efectuadas, estima-se a quantidade de trabalho e número de pessoas necessárias, conhecem-se os prazos de entrega e inclusive toma-se em consideração os riscos. De seguida unem-se todos os pontos, ou seja, cria-se uma rede de tarefas de engenharia de software que possa permitir realizar o trabalho a tempo. Depois de criar a rede, deve-se atribuir responsabilidades para cada tarefa, é necessário certificar-se de tê-lo feito e de se adaptar a rede antes que os riscos se tornem realidade. Em suma, esta é a planificação temporal. (S.Presssaman, 2001)
“Entretanto pode se dizer que- O planeamento temporal, de um projeto de software é uma actividade que distribui o esforço estimado ao longo do período previsto de duração do projeto, repartição do esforço para as tarefas específicas de engenharia de software. É importante ressaltar, no entanto, que o planeamento temporário evolui ao longo do tempo.” (SlideShare,2015)
Quem faz?
Ao nível do projecto, os gestores de projetos de software, utilizando as informações solicitadas aos engenheiros de software. Ao nível individual, os mesmos engenheiros de software. Ou seja é da responsabilidade do Gestor de Software fazer a planificação temporal.
Porque é Importante?
Para construir um sistema complexo, muitas tarefas de engenharia de software são executadas em paralelo e o resultado de trabalho realizado durante uma tarefa pode ter um grande efeito sobre o trabalho a realizar em outra.
Estas interdependências são muito difíceis de compreender, sem planeamento.
Também é praticamente