Agricultura no Timor Leste
Curso: Agronomia
Disciplina: Introdução a agronomia
Aluna:
Juliana Araújo da Silva
Redenção, 24 de abril de 2014
Sumário
Sumário 2
Apresentação: 3
Introdução: 3
Dados geográficos: 5
Principais setores da atividade econômica: 6
Agricultura: 6
Principais Culturas: 7
Culturas de rendimento: 9
Segurança alimentar: 10
Energias renováveis: 12
Conclusão: 13
Referências bibliográficas: 14
Apresentação:
O presente trabalho foi elaborado a partir da disciplina de Introdução a agronomia, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o tema: A agricultura nos países lusófonos, com ênfase no país Timor Leste.
Abordaremos a seguir temas relacionados à agricultura do Timor-leste, desde os dados geográficos até as atualidades do segmento agrícola no país.
Introdução:
As maiores ações relacionadas à agricultura no Timor Leste foram após sua independência, com políticas de investimento em infra-estrutura, maquinário agrícola
Desde a independência do país em que este estudo tem ênfase, foram observadas mudanças em avanços nos setores que referem-se a agricultura, podendo ser no âmbito do agronegócio, agricultura de subsistência e tecnologias.
República democrática de Timor-Leste,situa-se a sudeste do continente asiático, possui 14.609 km².O país possui cerca de aproximadamente 1.100.000 habitantes (censo 2010). Há duas estações definidas, chuvas e secas. O relevo do país é montanhoso, o que faz com que haja diferentes temperaturas em diferentes regiões.
Em um contexto geral, 63% das famílias estão envolvidas na produção agrícola com ênfase na produção do milho, mandioca e vegetais. 25% das famílias produzem arroz, que é o produto base da alimentação diária da população timorense.
“O café, a noz-moscada e o coco são colheitas de rendimento populares, que em conjunto empregam cerca de 50.000