Timor Leste
Localização
No Sudeste Asiático, a noroeste da Austrália, no arquipélago das Ilhas de Sonda na ponta oriental do arquipélago indonésio; ocupando a metade oriental da ilha de Timor, o enclave de Oecusse, a ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco.
Apenas a Fronteira Indonésia-Timor-Leste, com 228 km
Clima tropical quente e úmido, com distinção clara entre estações seca e chuvosa
Recursos naturais: Petróleo, gás natural, manganésio, mármore, ouro
Desastres naturais: As cheias e derrocadas são comuns; terramotos, maremotos, ciclones tropicais
Ambiente: As queimadas e a agricultura intensiva têm levado à desflorestação e à erosão dos solos
História do Timor Leste
Fontes mais recentes indicam que a abundância de madeira de sândalo - madeira nobre utilizada na fabricação de móveis de luxo e na perfumaria -, mel e cera de abelhas na ilha, atraiu a atenção esporádica de comerciantes da China a partir do século VII. A formação do comércio local esteve na origem de casamentos com famílias reais locais, contribuindo para a diversidade étnico-cultural.
Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de Java. O nome Timor provém do nome dado pelos Malaios à Ilha onde está situado o país, Timur, que significa Leste.
Quando em 1512 os mercadores Portugueses primeiro chegaram à Ilha, a parte Leste que hoje equivale a Timor-Lorosae, era habitada pelo Povo Maubere dividido entre duas confederações de reinos, os Serviãos e os Belos. Já a parte Oriental da ilha, hoje equivalente à província Indonésia de Timor Oriental era habitada pelo povo Atoni, tradicionais inimigos dos Serviãos e dos Belos. Assim, enquanto estes últimos se aliaram aos Portugueses, os Atoni resistiram a fazer comércio com eles e quando em 1651 a Companhia Holandesa das Índias Orientais conquistou Kupang, os Atoni decidiram aliar-se aos Holandeses contra os Portugueses e os Mauberes.
A primeira fonte documental europeia conhecida que refere a ilha é uma carta de