Timor Leste
Componentes: Iara Camilo, Juliany Amâncio, Laila Lopes, Mariana Araujo, Vivian Albuquerque.
Turma: 2 TST
O Timor Leste, nome oficial Republica Democrática do Timor-Leste, é um dos países mais novos do mundo. Em 1999 a população votou pela independência do país num referendo popular. Este processo foi seguido de grande devastação na infraestrutura econômica do país, com queima das cidades e a morte de milhares de timorenses. No ano de 2002, com o apoio das Organizações das Nações Unidas (ONU), o país conseguiu finalmente sua independência.
O Timor Leste fica localizado na parte oriental da ilha de Timor, no extremo sudeste da Ásia. Sua capital é Díli. A população do país se aproxima de 1,2 milhões de pessoas. A maioria da população (52%) é formada por crianças e jovens com menos 15 anos de idade, sendo aproximadamente 95% são católicos. O país reconhece o Português e o Tétum como línguas oficiais. É caracterizado pela predominância de terrenos montanhosos, com altitudes inferiores a 3.000 m. Predominam altas temperaturas, numa variação de 20° a 35°C. A vegetação caracteriza-se pela abundância de árvores de teca, sândalos, coqueiros e eucaliptos.
A infraestrutura do Timor Leste é precária. Diariamente as cidades do interior sofrem com a falta de energia elétrica. Água na torneira é privilégio da capital. Os serviços de saúde e educação são fracos e insuficientes. A maioria da população vive daquilo que produz na agricultura e em outros pequenos negócios. A juventude não tem muitas perspectivas de um futuro diferente em relação ao que vivem no momento. É necessário avançar muito. A expectativa de vida no país é de 57 anos, A melhoria de vida para os mais pobres no país tem sido pouco vista, em geral, aquelas pessoas com menos ou nenhuma escolaridade, trabalhadores rurair, as mulheres viúvas e até antigos soldados infantes. Quase metade da população timorense vive com $0.88 dólares por dia segundos dados, em 2001, 45%