Agricultura Familiar
Henrique Fernando Amaro Boeing
Marcos Luiz Tirloni
Marcos Henrique Ferronato
Sandra Inês Bohn
RESUMO A agricultura é considerada a maior invenção da humanidade, porque sempre foi a garantia de sobrevivência da espécie humana. Depois de um longo período com lentos progressos, onde a fome ainda era recorrente, a agricultura, por meios de avanços científicos na genética, na nutrição das plantas, no controle de pragas e enfermidades, e em outras técnicas agronômicas, alcançou elevado grau de eficiência, promovendo quantidades crescentes de alimentos. Os fatos comprovam que as aplicações das diversas áreas da ciência na agricultura, sempre trouxeram benefícios econômicos e sociais de alta relevância.
A agricultura familiar e o agronegócio são dois polos muito importante para o pais, gerando rentabilidade, movimentando economicamente, e gerando muitos empregos. A agricultura em um todo evoluiu muito nos últimos 10 anos, graças aos laboratórios de análises técnicas, com muitas pesquisas e modificações genéticas, colaboraram com esta, tendo assim um alto nível de produtividade.
PALAVRAS CHAVES: Agricultura Familiar, Sustentabilidade
INTRODUÇÃO
Algumas pessoas percebem a agricultura brasileira como se fosse dividida em apenas dois pólos: agronegócio de um lado e agricultura familiar do outro. Como se o Brasil, um país de contradições e de diferenças climáticas, ambientais, sociais, culturais e econômicas, abrigasse apenas dois tipos de agricultores. Discordamos dessa visão. No Brasil, a agricultura abriga variadas tipologias. O último censo agropecuário foi realizado há mais de dez anos. Os dados do novo censo agropecuário ainda não foram apresentados em sua totalidade. A partir desses novos dados poderemos ter uma noção real de como está organizada a agricultura brasileira, mas pela nossa experiência, temos certeza absoluta que não se reduz em apenas dois tipos. Dessa forma, resolvemos apresentar breve reflexão sobre o tema