Vulcanismo, Terremoto e Maremoto
O termo vulcanismo aborda todos os processos e eventos que permitam, e provoquem, a ascensão de material magmático juvenil do interior da terra à superfície.
Os magmas são definidos como substâncias naturais, constituídas por diferentes proporções de líquidos,cristais e gases, cuja natureza depende de suas propriedades químicas, físicas e do ambiente geológico envolvido. Classificam-se como magmas primários quando estes representam o líquido inicial obtido imediatamente à fusão da fonte, e parentais, quando representam o líquido primário já modificado por mecanismos de diferenciação.
Causa do Vulcanismo
Historicamente, os processos responsáveis pelo vulcanismo foram atribuídos a diferentes causas; Platão suspeitava da existência de uma corrente de fogo no interior da terra como fonte causadora dos vulcões. Poseidônio afirmava que o ar comprimido em cavernas subterrâneas seria a causa do fenômeno, e durante a Idade Média, relacionava-se o fogo eterno do inferno com as profundezas da crosta terrestre. No início do século XIX ficou definitivamente estabelecido que os vulcões são formados pelo grande acúmulo de magma próximo a crosta.
Os vulcões são responsáveis pela liberação de magmas acima da superfície terrestre e funcionam como válvula de escape para magmas e gases existentes nas camadas inferiores da litosfera. Magmas primários provêm de câmaras magmáticas posicionadas a profundidades da fonte que normalmente oscilam entre os 50 a 100 km, onde ocorrem concentrações de calor, fusões e fluxo de material magmático, condições estas que levam ao aumento da pressão necessária à subida do magma através de condutos, que por sua vez levam à formação dos vulcões.
Posicionamento Tectônico dos Vulcões A crosta terrestre é formada por placas tectônicas de composições distintas, que estão constantemente em movimento, produzindo instabilidades na crosta e grande atividade vulcânica. Os diferentes limites entre estas placas geram processos tectônicos