Engenharia
GEOLOGIA DE ENGENHARIA
1. ESTRUTURA DA TERRA
1.1
GEOLOGIA
DEFINIÇÃO
É a ciência que trata da origem, evolução e estrutura da terra através do estudo das rochas.
HISTÓRICO
A. C. Tales de Mileto (600) – água
Heráclito (500) – fogo
Anaxímenes (480) – ar
Heródoto (450) – descrição da topografia do baixo Nilo e estuda rochas comparando com as das pirâmides.
Aristóteles (350) – observação dos fenômenos de sedimentação no mar Negro e interpretou terremotos como fortes ventos no interior da terra em sua obra Meteórica.
PRINCÍPIO DA NOSSA ERA Estrabão – Reconheceu o Vesúvio como um vulcão dormente e estudou a formação de ilhas vulcânicas.
ATÉ MEADOS DO SÉCULO XVIII – Persistiu o “OBSCURANTISMO” com relação aos fenômenos geológicos naturais.
SÉCULO XVIII – Surge a GEOLOGIA MODERNA, através das discussões entre as teorias de:
Abraham WERNER (1749 – 1815): “NETUNISMO” (era muito aceita à época por ser a que mais se identificava com o livro do Gênesis. Esta sustentava que as rochas haviam se formado a partir de um oceano primitivo único que no passado cobriu toda a terra.).
James HUTTON (1726 – 1797): “UNIFORMITARISMO” ("o Presente é a chave do Passado").
Dizia Hutton: "Desde o topo da montanha à praia do mar...tudo está em estado de mudança. Por meio da erosão a superfície da Terra deteriora-se localmente, mas por processos de formação das rochas ela se reconstrói em outra parte. A Terra possui um estado de crescimento e aumento; ela tem um outro estado, que é o de diminuição e degeneração. Este mundo é, assim, destruído em uma parte, mas renovado em outra".
PRINCÍPIOS DE GEOLOGIA: A obra de Charles LYELL (1797 – 1875) faz uma síntese dos conhecimentos geológicos da época com apoio na doutrina de que o “presente é a chave do passado” baseado nos conceitos de HUTTON onde a partir daí passou a ser a idéia dominante.
NO BRASIL:
1792 - IRMÃOS ANDRADAS: 1º Trabalho sobre diamantes.
1833 – Wilhem ESCHWEGE: Escreveu