Seres Decompositores: Características Gerais
Em termos gerais os decompositores são componentes essenciais de qualquer ecossistema. O papel principal é reciclar nutrientes em organismos mortos e resíduos. A maioria é de bactérias e fungos. Sem eles não poderia haver vida porque as plantas ficariam sem nutrientes.
.
Formas que decompõem organismos mortos ou em decomposição para realizar o processo natural de decomposição. Como herbívoros e predadores, decompositores são heterotróficos, ou seja, necessitam de substratos orgânicos para obter energia, carbono e nutrientes para o crescimento e desenvolvimento.
Decompositores podem quebrar as células de outros organismos que utilizam reações bioquímicas para converter o tecido que está preso de forma metabólica em produtos químicos úteis, sem necessidade de digestão interna. Usam organismos mortos e compostos orgânicos não vivos como fonte de alimento. Os exemplos são bactérias e fungos.
Fungos e Bactérias: Seres Decompositores
Decompositores
Bactérias são importantes decompositores. Um grama de solo contém o equivalente a 40 milhões de células bacterianas. As bactérias na Terra forma biomassa que excede todas as plantas vivas e animais. Fundamentais na reciclagem de nutrientes, muitos passos em ciclos de nutrientes dependem destes organismos.
Existem ecossistemas em que fungos estão na lista de decompositores primários de lixo. Ao contrário de bactérias, que são organismos unicelulares, fungos crescem como uma rede ramificada. Enquanto que as bactérias estão restritas a crescerem e se alimentarem nas superfícies expostas da matéria orgânica, os fungos podem usar hifas para penetrar pedaços maiores de matéria orgânica.
Seres Decompositores
Fatores tornam os fungos decompositores primários em florestas, nas quais ninhada tem altas concentrações de lignina e ocorre com frequência em pedaços grandes. Fungos decompõem a matéria orgânica e liberam enzimas para quebrar o material em