gestão ambinetal
ECOLOGIA - ECOSSISTEMAS
Prof. Mauro da Conceição
Ecologia
Os organismos da Terra não vivem isolados.
Interagem uns com os outros e o meio ambiente físico.
A ecologia é o estudo dessas interações no ambiente em que vivem os seres vivos.
Atualmente, também trata dos problemas ambientes decorrentes das atividades antrópicas.
ECOLOGIA: conceito, subdivisões, significado
O termo "Ecologia" foi criado pelo biólogo alemão Ernst Haeckel (18341919) em 1869, em seu livro "Generelle Morphologie des Organismen", para designar "o estudo das relações de um organismo com seu ambiente inorgânico ou orgânico.
A palavra ecologia deriva do grego oikos, com o sentido de “casa”, e logos, que significa “estudo, tratado”.
Assim, o estudo do “ambiente da casa” inclui todos os organismos contidos nela e todos os processos funcionais que a tornam habitável.
Em sentido literal, a Ecologia é a ciência ou o estudo dos organismos em sua casa, isto é, em seu meio... define-se como o estudo das relações dos organismos, ou grupos de organismos, com seu meio.
A conceituação moderna define Ecologia como estudo da estrutura e da função da natureza, entendendo-se que o homem dela faz parte" (Odum,
1972).
Definições propostas:
• A ecologia é a ciência que estuda as condições de existência dos seres vivos e as interações, de qualquer natureza, existentes entre esses seres vivos e seu meio.
• Estudo da estrutura e função da natureza.
• É a ciência do ambiente.
Novo Dicionário Aurélio
A ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio ou ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências.
Grande Enciclopédia Larousse Cultural
Parte da biologia que tem por objeto o estudo das relações dos seres vivos com seu meio natural e da sua adaptação ao ambiente físico.
Níveis de organização biológica, do átomo à biosfera. O guará, no centro do esquema, é uma espécie de lobo dos cerrados brasileiros.