Agricultura Biológica em Portugal
Fig. X – Gráfico da Evolução da Área de Produção Biológica, em Portugal, entre 1993 e 2005 (hectáres)
Como é observável no gráfico, a evolução da área de produção biológica foi bastante acentuada entre 2000 e 2005, apesar do fraco crescimento nos primeiros anos em conta. Actualmente, Portugal não se deixa ficar para trás, e demonstra que este crescimento não foi apenas uma fase e que continua em grande expoencia, como demonstrado numa noticia apresentada no website do governo português, em Abril de 2012:
«AGRICULTURA BIOLÓGICA PORTUGUESA CRESCEU 60% NUM ANO»
«A produção de produtos biológicos em Portugal cresceu 60% no último ano», mostrando estar em franco crescimento e sendo um excelente exemplo do dinamismo da agricultura portuguesa, referiu a Ministra Assunção Cristas.
«É importante para o consumidor, que se sente seguro ao comprar biológico; é importante para o ambiente, uma vez que as culturas são fertilizadas apenas com compostos orgânicos; é importante para a economia portuguesa que pode aumentar as suas exportações para os maiores e mais exigentes mercados europeus», afirmou a Ministra. (…) http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-agricultura-mar-ambiente-e-ordenamento-do-territorio/mantenha-se-atualizado/20120410-mamaot-produtos-biologicos.aspx Palavras de nossa Ministra. Não só tivemos um crescimento notório a nivel da área, como, obviamente, a nivel dos trabalhadores e operadores que nela ganham a vida. Apesar de uma falha entre 1995 e 1996, o número de operadores (certificados) tambem teve um crescimento evolutivo, como apresentado no gráfico:
Fig. Y – Gráfico da Evolução do