Agricultura barra do garças
Estudo de Caso: Os homens do presidente
Os homens do presidente trata-se de um documentário que retrata a crise econômica sofrida no setor agrícola brasileiro, com ênfase no Mato Grosso na cidade de Barra do Garças, entre a metade final da década de 70 e inicio da década de 80, período no qual o Brasil estava sob governo ditatorial militar.
Devido ao alto crescimento populacional nas décadas anteriores a 1970, a falta de alimentos e a inflação de seus preços se tornou uma realidade para a população brasileira, apesar de sua vasta extensão territorial e enorme potencial produtivo além dos estados do Sul e Sudeste. Em virtude disto, o governo começa a partir do final da década de 1960 a criar programas de migração para estes novos polos produtivos, principalmente os da região Centro-Oeste. No caso de Mato Grosso, a maior parcela de seus novos moradores vinham dos estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estados nos quais tinham a realidade de “mini-fundiários”, e agora estavam frente à possibilidade de ascensão produtiva e econômica. Para que isso se tornasse possível, o governo nacional teve que dispor crédito financeiro para a aquisição de maquinário, fertilizantes e construções físicas para armazenamento e moradia nas fazendas.
No caso de Barra do Garças, município abordado pelo filme, estes imigrantes sulistas encontraram relativo sucesso nos primeiros anos na região. Porem, nos anos posteriores, se depararam com o problema de produtividade em suas terras (as quais utilizavam para o plantio de arroz), se vendo obrigados a obterem empréstimos bancários maiores para adquirirem tratores e fertilizantes, algo que se tornou insustentável logo no inicio da década de 1980, quando o governo resolveu manter o preço do arroz baixo e os bancos começarem a cobrar os empréstimos feitos com os agricultores. Com isto, sucederam vários protestos por parte dos agricultores quanto à continuidade do auxilio governamental para com a