Teatro e educação
Faculdade de Educação/ Curso de Pedagogia
Disciplina: História da Educação Brasileira
Professora: Inara Garcia
Aluna: Hercilene de Fátima Maria da Silva Turma: 01
Trabalho de História
(Como se deu a Instrução Feminina no Período Colonial?)
Introdução
No presente trabalho pretendo mostrar como foi difícil à conquista feminina por um espaço visível e reconhecido dentro da sociedade brasileira no período colonial. Período este onde a mulher era considerada um ser inferior de propriedade do homem juntamente com os escravos e animais domésticos. A ela bastava saber cuidar das tarefas domésticas e dos filhos. A educação era reservada aos homens. Não se achava necessário que ela fizesse parte do mundo letrado e escrito, eram consideradas seres imbecis e a educação para os colonos era fundamentada em interesses econômicos, onde a mulher tinha apenas como função a procriação, dando segmento ao domínio da classe.
Foram muitos os anos que se passaram para a mulher ter seu espaço conquistado e reconhecido, dentro da sociedade, seja na área educacional ou na área profissional, mas enfim depois de tanto tempo o momento chegou, a classe feminina mostrando sua competência na luta para alcançar espaços ainda considerados restritos a elas.
Como se deu a Instrução Feminina no Período Colonial?
No período colonial a mulher era considerada um ser inferior de propriedade do homem juntamente como os escravos e animais domésticos. A obra de Freyre (1984) retrata a família patriarcal brasileira e nela a situação da mulher. A mulher branca é descrita de maneira submissa, passiva, ociosa, sujeitando-se à dominação do pai ou do marido. A mulher negra-escrava é vinculada à "educação" dos sinhozinhos e sinhazinhas, destacando-se a importância das amas-de-leite e das negras velhas como grandes contadoras de histórias. Tanto a