Tecnologia da informação erp
ERP – Conceitos e Práticas
O significado de ERP não pode ser obtido da simples tradução do termo em inglês para o português, mas por quê?
Tradicionalmente, obteríamos o termo “Planejamento dos Recursos Empresariais”, porem isso não reflete a realidade dos sistemas em questão, fazendo com que no Brasil sejam conhecidos como “Sistema Integrado de Gestão”.
O conceito de ERP pode ser obtido através de uma análise da evolução temporal do sistema MRP (Material Resource Planning) que inicialmente atendia as necessidades do departamento de materiais e que com o tempo foi transformado no sistema MRP II (Manufacturing Resource Planning) para possibilitar o atendimento dos processos inerentes a manufatura. Enquanto o MRP procurava atender aos processos de cálculos da programação mestre da produção, controle do chão de fábrica, controle de compras e cálculo grosseiro de necessidades de capacidade, o MRP II incorporou a função do planejamento das operações e vendas, e, tendo como ponto de partida as necessidades geradas pelas evoluções dos mercados e consequentemente das empresas, foram incorporadas novas funções aos sistemas tais como o gerenciamento dos recursos humanos, distribuição, manutenção, finanças, controladoria, entre outros. A este novo modelo de sistemas, que não atuam somente no planejamento, mas controlam e fornecem suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa foi dado o nome de ERP.
O sistema MRP tem como objetivo permitir que as empresas possuam um maior sinergismo entre os processos de negócios, pois quando mais preciso e ágil o fluxo das informações, maior vai ser a velocidade com que esta informação será processada, o que é essencial para atender a velocidade do mercado globalizado. Integrar estes processos de uma maneira que permita a informação fluir rapidamente, sem o auxílio da tecnologia de informação é humanamente impossível. Por isso, a importância da tecnologia