teatro e educação
Teatro e Educacão
A Arte existe desde o primeiro instante em que o homem com seu comportamento existencialista surgiu, a partir dos principios moral e etico o individuo passou a usufruir da linguagem teatral de maneira espontanea.
No Brasil esta arte tão completa e aplicada chegou com o intuito catequetico, e por meio da religião católica o teatro foi sendo estruturado como uma ferramenta educativa, data-se como o inicio da chegada dos Jesuitas o seculo XVI ao seculo XVII, para a iniciação dos ensinamentos religiosos aos indios.
Um dos principais responsaveis por inserir o teatro nas tribos indigenas foi o jovem evangelizador Jose de Anchieta, sendo ele indicado pelo Padre Manuel da Nóbrega para levar a evangelização a comunidade , Anchieta possuia um conhecimento admiravel , com suas raizes nos generos literários diversos ele se destacou na gramatica e na poesia e desta forma foi inserindo o Teatro aos indios com a missão catequetica, e para facilitar a comunicaçao ele se apropriou do Tupi- Guarani sendo utilizado por um longo periodo, portanto outras linguas também foram utilizadas em diversos espetaculos pelo fato de o publico ser diversificado e para facilitar esta comunicação os espetaculos aconteciam não somente em Tupi- Guarani mas tambem em castelhano, ingles e espanhol para que todo o publico pudesse usufruir desta Arte.
“Ao leitor desprendido espanta o plurilinguismo de alguns textos. Cenas são representadas em portugues outras em castelhano e ainda muitos dialogos são travados em Tupi. Os espetaculos que se destinavamaos indigenas utilizavam a sua lingua, como veiculo mais direto de comunicaçao ( MAGALDI, 2001, pg 18).
A partir destes principios o Teatro tornou-se uma ferramenta importante na sociedade . Sendo uma forma de expressao que alcança a todos , diretamnte ou indiretamente vem a contribuir com a formação do carater e a construção do pensamento critico, inserindo o individuo entre os