Agressividade no Contexto Escolar
Ao ingressarem no âmbito escolar, as crianças adquirem novos hábitos e costumes, são deparados com diferenças étnicas, sociais e culturais, sendo necessário que ela aprenda a conviver, aceitar e respeitar o outro em suas diferenças. É dever das instituições de ensino onde essas crianças estão inseridas proporcionar condições pra que elas percebam as diferenças existentes entre indivíduos e as valorizem, descobrindo e resiginificando novas concepções, valores, crenças, idéias e papeis sociais. Embora a escola exerça um papel fundamental no desenvolvimento da criança, ela também é espaço para demonstrações de atitudes agressivas dos alunos com os colegas, e até mesmo com os professores.
Existem inúmero fatores que propiciam o aparecimento de comportamentos agressivos na criança, considerando a grande variedade de valores sociais que envolvem a análise das atitudes assumidas por ela. É necessário primeiramente considerar os fatores culturais que orientam os educadores. Para isso, é fundamental que exista uma relação entre a escola e família, pois não há como promover a redução de ações agressivas no ambiente escolar se não houver a colaboração familiar.
A família exerce grande influência na formação da personalidade da criança. De acordo com Oliveira (1999), a família é o