AGREGADO1
DEFINIÇÃO
É o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos.
CLASSIFICAÇÃO
Segundo a origem:
Naturais: os que já se encontram em forma particulada na natureza – areia e cascalho.
Industrializados: os que têm sua composição particulada obtida por processos industriais. A matéria prima pode ser rocha, escória de alto forno e argila.
Segundo a dimensão das partículas:
Miúdo: as areias
Graúdo: os cascalhos e as britas
Segundo o peso específico aparente:
LEVES
MÉDIOS
PESADOS vermiculita 0,3 argila expandida 0,8 escória granulada 1,0 calcário 1,4 arenito 1,45 cascalho 1,6 granito 1,5 areia 1,5 basalto 1,5 escória 1,7 barita 2,9 hematita 3,2 magnetita 3,3
AGREGADOS NATURAIS
AREIA:
CONCEITO: dá-se o nome de areia aos fragmentos de rocha reduzidos a partículas de diâmetro entre 4,8 e 0,05 mm, nos quais predomina a sílica.
ORIGENS: de rio: depósitos sedimentares que se formam nos leitos de alguns rios. de cava: depósitos aluvionares em fundos de valas cobertos por capa de solo. de escória: a escória de alto forno, granulada, é a que é resfriada bruscamente por jato de água, fragmentando-se em grãos. de praias e dunas: as areias das praias brasileira não se usam, em geral, para o preparo de concreto por causa de sua grande finura e teor de cloreto de sódio. O mesmo ocorre com as areias de dunas próximas do litoral.
GRANULOMETRIA: o agregado é formado por mistura de extensa gama de tamanhos. A verificação do diâmetro dos grãos é feita por peneiras. No Brasil, essas peneiras são regulamentadas – Peneiras de Malhas Quadradas para Análise Granulométrica dos Solos.
Se um determinado agregado é retido em peneira (malhas quadradas) de abertura de dimensão a e passa na peneira de abertura de dimensão b, pode