Turismo esportivo
Ano IX – Número 16 – Janeiro de 2012 – Periódicos Semestral
EVENTOS ESPORTIVOS E TURISMO: DEFINIÇÃO DE MERCADO E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO.
SANTOS, Rodrigo Amado dos.
Docente do Curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade de Ciências Humanas (FAHU) da Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG). Bacharel em Turismo – Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Ciências Sociais - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Marília. Doutorando em Geografia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Rio Claro profrodrigoamado@gmail.com
SOUZA, Norma de Sitta Acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo da Faculdade de Ciências Humanas (FAHU) da Associação Cultural e Educacional de Garça (ACEG) norsitta1@hotmail.com RESUMO: O intuito deste trabalho é discutir a maneira como o processo de planejamento de um evento deve ser estruturado e acompanhado para que os objetivos traçados por seus planificadores possam “ganhar vida” e, assim, acarretar os benefícios almejados aos agentes que usufruem, direta ou indiretamente, de seus respectivos planos de ação. Dessa maneira, indo ao encontro de uma das principais discussões de nossa sociedade – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – neste trabalho propomos uma visão sobre a forma como os eventos esportivos devem ser vistos e caracterizados, observando, de maneira sutil e sucinta, como esse tipo de prática, desde que bem planejada, pode ser vista enquanto um mecanismo indutor do desenvolvimento e da maximização da atividade turística em nossa sociedade. Palavras-chave: Eventos Esportivos. Planejamento. Turismo.
ABSTRACT Brazil will host the next year, two major sporting events from around the world: the World Cup in The purpose of this paper is to discuss how the process of planning an event should be structured and monitored so that the goals set by its planners can "come alive"