VOLEIBOL
VOLEIBOL
HISTÓRIA DO ESPORTE
O Voleibol foi criado no ano de 1895, pelo americano WILLIAM G. MORGAM, então diretor de Educação Física da ACM (Associação Cristã de Moços).
Sendo o Basquetebol o esporte da moda, mas muito cansativo para as pessoas de idade, por sugestão do pastor Lawrence Rinder, MORGAM idealizou um jogo menos fadigante para os associados mais velhos da ACM.
Tendo se inspirado no tênis foi colocada uma rede a uma altura de 1,98 metros do chão e uma bola deveria ser mantida no ar através de toques, procurando enviá-la ao campo adversário e número de participantes não era limitado, mas deveria ter o mesmo número de jogadores em cada lado da rede. A bola inicialmente utilizada foi a câmara da bola de basquetebol, mas como era muito leve fez com que MORGAM solicitasse a uma empresa de esportes a fabricação de uma bola adequada para aquele jogo.
Na América do sul o primeiro país a conhecer o Voleibol foi o Peru, no ano de 1910.
O primeiro Campeonato Mundial masculino foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia e o primeiro Campeonato Mundial feminino aconteceu em Moscou, na Rússia, em 1951 e a seleção vencedora foi Rússia.
No ano de 1957 o Voleibol foi incluído como Esporte Olímpico facultativo e no ano de 1964 foi introduzida na Olimpíada de Tóquio, sagrando-se campeão masculino a seleção da Rússia e campeã feminina a seleção do Japão.
VOLEIBOL NO BRASIL
No Brasil existem várias respostas para a questão de quando o Voleibol foi introduzido.
Uma das versões afirma que no ano de 1915 o Voleibol já era praticado em Pernambuco e no ano de 1917 passou a ser praticado em São Paulo.
O Brasil teve sua primeira participação em Jogos Olímpicos no de 1964, em Tóquio e é o único país que participou de todas as edições dos Jogos Olímpicos com a sua seleção masculina.
O Voleibol no Brasil teve um crescimento gigantesco e o número de praticantes a cada ano que passa aumenta bastante,