Agente de mudanças
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE PESSOAS
11 de Novembro de 2014.
Boa Vista - RR
FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR – FARES
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GIDEON DA SILVA PEREIRA MOURA
Trabalho como requisito para obtenção de nota da disciplina de Gestão de Pessoas, do Curso de Administração da Faculdade Roraimense de Ensino Superior. Sob a orientação da Professora: Ana Paula.
11 de Novembro de 2014.
Boa Vista - RR
AGENTE DE MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
Gerir os aspectos humanos e emocionais em cenários de mudanças organizacionais tornou-se um fator crítico de sucesso para as implementações de projetos. Garantir a adaptação às mudanças e o alcance dos resultados esperados significa conseguir engajamento e compromisso de toda a estrutura organizacional.
Um processo de mudança organizacional, que tem sua origem no topo da organização a partir do alcance de uma intenção estratégica, pode estar fadado ao fracasso, pois seu êxito compreende coletivizar e comprometer pessoas com as novas idéias. Quem são os responsáveis por essa árdua tarefa? Quem são os facilitadores do processo de mudança organizacional? Quem são esses agentes de mudança?
O papel do agente, termo utilizado para se referir aos que facilitam o processo de mudança, é um dos mais difundidos nas metodologias de GMO (Gestão de Mudanças Organizacionais). Eles podem ser externos — no papel de consultores — ou internos: profissionais das áreas de gestão de pessoas, gestores e equipes de projeto, lideranças organizacionais ou ainda pessoas que exerçam o poder na organização pela influência dos seus pares.
Portanto, se estes atores internos serão também os facilitadores das mudanças organizacionais, deverão estar preparados e engajados para a condução do processo.
Como, então, facilitar o engajamento destes atores? A prática de GMO vem mostrando que a formação de agentes de