O administrador como agente de mudanças
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
Fundamentos da Administração
O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Rio de Janeiro, setembro 2012
Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UCB
O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Fundamentos da Administração da UCB, sob a orientação da prof.
Rio de Janeiro, setembro 2012
O ADMINISTRADOR COMO AGENTE DE MUDANÇAS
Administrar, na minha concepção, vai muito além de planejar, organizar, controlar ou dirigir. Adminstrar não é apenas o conjunto de parâmetros pré-estabelecidos que devem ser cumpridos minunciosamente por um administrador.
O administrador deve ser um elo entre empresa e funcionários, entre objetivos e conquistas. Tem que ser o responsável direto pelas metas a serem alcançadas, usando para isso de metodologias já existentes aliadas a um caráter pessoal de inconformismo sistêmico, sempre chamando para si as responsabilidades, usando de cautela mas também se expondo a riscos, sem os quais não podem ser alcançados os grandes triunfos.
O administrador, para ser um agente de mudanças, tem que estar em constante atualização sistêmica nas mais diversificadas áreas possíveis, dentro e fora de sua área de atuação. Deve ter sede de conhecimento e de sua renovação, buscando sempre estar atualizado, porém conservando também preceitos já definidos e estabelecidos.
Em suas decisões ele deve ser racional, deve agir segundo a razão, não se baseando em emoções ou sentimentos, mas buscando a coerência e a maneira correta de interpretar as mais diversificadas e improváveis situações que podem ocorrer diante de seu percurso. Deve saber também que não conseguirá agradar a todos, mas que os resultados e as metas de uma administração coerente e eficaz superarão todas as críticas e