Serviço social
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB
ANDRÉA SILVA DO AMARAL
CLYSMARE ROCHA
MARCIA ROCHA
TRABALHO REFERENTE AO TEXTO: RAÍZES DO ACRE
Rio Branco
2011
ANDRÉA SILVA DO AMARAL
CLYSMARE ROCHA
MARCIA ROCHA
TRABALHO REFERENTE AO TEXTO: RAÍZES DO ACRE
Estudo do texto: Raízes do Acre apresentado ao curso de Serviço Social, como parte da exigência da disciplina Questão Regional, com orientação do professor Kennedy Gomes.
Rio Branco
2011
Raízes do Acre
Quando nossa mente nos remete ao pensamento de questionar quais foram os primeiros colonizadores do Acre, logo vêm em mente os nordestinos, sulistas,, entre outros, porém, uma figura geralmente esquecida é a população indígena, que muito contribuiu para o fortalecimento e desenvolvimento do estado do Acre, onde podemos chamá-los de principal elemento nativo.
Os indígenas eram desprezados pelos colonizadores, pois eles acreditavam que os mesmos não teriam capacidade intelectual e social para formação de uma sociedade, porém, esses mesmo excluídos eram obrigados a realizar as atividades que os colonizadores portugueses lhes impunham.
Como os nativos tinham muitas técnicas na floresta amazônica, esses eram obrigados a compartilhar os segredos da floresta, as técnicas usadas para a retirada do látex, entre outras especificidades inerentes ao índio.
Do índio foi extraído apenas o que era conveniente para os colonizadores, pois os mesmo sempre foram vistos como improdutivos, mas que, seus conhecimentos sobre a floresta amazônica seria de fundamental importância para que esses colonizadores fizessem a exploração com segurança e eficiência, além das técnicas no plantio, no artesanato, que gerariam renda.
O elemento português veio para Amazônia com o intuito de explorar a mata e se beneficiar da mesma, pois nela continha elementos que poderia proporcionar enriquecimento dos mesmos, porém, inicialmente a realidade foi diferente, ou seja, não foi tão