Agentes de mudança
Os Guardiões possuem um estilo de liderança tradicionalista, estabilizador, conservador e logístico – sabem onde buscar e como reunir meios e recursos para atingir metas; por serem pessoas mais sérias, além de gostar de todas as coisas em seus devidos lugares, também gostam muito de fazer as outras pessoas se sentirem bem “senso de comunidade”, gostam de planeja e de trabalhar sério e principalmente: gostam de ver as tarefas e problemas resolvidos.
Os Racionais possuem um estilo de liderança estratégico, visionário, construtor de sistemas e pragmático – identificam os meios e os recursos para atingir determinados fins; gostam mesmo é de quebrar a sua cabeça e pensar em um jeito de fazer estas idéias acontecerem, tendem a ser auto-suficientes, não gostam de depender de ninguém. Os racionais têm uma capacidade de dedução lógica muito forte, são capazes de tirar grandes conclusões a partir de pequenos fatos, também são muito observadores, gostam de entender os mecanismos por detrás das coisas, gostam de saber a motivação lógica dos fatos, gostam de saber como e porque as coisas acontecem, sempre com o foco nos fatos. Outra característica interessante positiva do tipo de personalidade dos racionais é que podem se tornar bons em praticamente qualquer coisa que se interessarem. Os racionais também são o tipo de personalidade lúcida: eles falam com fluência, pensam com velocidade e gostam muito de debater com as outras pessoas, sempre tentando convencê-las usando a lógica. Quando um racional consegue chegar a uma conclusão lógica final, dificilmente estará errado, ser correto e lógico é um dos seus princípios.
Os Artesãos possuem um estilo de liderança tático, negociador, impulsivo e são ótimos vendedores de idéias – sabem a maneira adequada de seduzir e motivar as pessoas para um determinado fim; estão onde está a ação, são