Africa e seus problemas historicos
Problemas historicos
Enquanto nos eua os afrodescendentes travavam uma luta secular afim de conquistarem seus direitos, a realidade do continente africano era bem diferente. Para entender a situação do continente, faz-se necessário conhecer o contexto internacional no final do século xlx e no século xx. Para compreender melhor esse período, observe este exemplo tão comum em nosso cotidiano: quando alguém decide fazer um bolo, imediatamente procuram aqueles ingredientes necessários para se chegar ao produto final. Se o bolo eo produto final, então os ingredientes(farinha, leite, ovos, fermentos, açúcar) são as matérias-primas, isto é, os produtos relativamente simples que, combinados e/ou transformados, dão origem a um artigo mas complexos e pronto para ser consumido. A indústria, nesse sentido, não e muito diferente da cozinha. Para produzir os bens de consumo utilizados no dia a dia, processo indústria se vale de diversas matérias-primas. O minério de ferro é necessário para a produção do aço com o qual são feitos os automóveis ; a bauxita é necessário para a produção do alumínio das latinhas de refrigerante; a cana-de-açúcar, para a produção de açúcar e álcool; o petróleo para a gasolina, e assim por diante. Sem matérias-primas, a indústria não pode existir.
A parti da década de 1850, as grandes potencia-as industrializada deram inicio a uma verdadeira corrida para tomar posse, pela força das armas, de territórios asiáticos e africanos: e era a partilha afroasiaticas. Cada potencia procurou tomar para si uma parcela desse pedaço do mundo, mantendo-se também muito dos antigos domínios do período do colonialismo.
Graças as tecnologias recém-desenvilvidas(fuzis de tiro rápido, metralhadora, canhões modernos), os países industrializados não tiveram problemas em dominar as populações locais, mesmo quando essas eram muito mas numerosas que os invasores. Em torno de 1900, toda a africa já estava sob domínio europeu, com exeção de dois