Secretariado
A microscopia é a ciência que estuda os métodos e as aplicações em que se usa o microscópio para observação de objetos, ou pormenores de objetos com dimensões inferiores ao limite de resolução do olho humano.
O microscópio é instrumento muito importante para a pesquisa científica, principalmente biológica, pois há um grande número de espécies de seres vivos extremamente pequenos que só podem ser estudados com o auxílio deste instrumento. Além disso, mesmo os organismos macroscópicos são constituídos por unidades geralmente microscópicas - as células -, cujo estudo é indispensável à compreensão de inúmeros fenômenos vitais.
As atividades seguintes têm por objetivo familiarizar o aluno com o uso do microscópio óptico, começando pela identificação de suas partes.
Objetivo
O objetivo da aula foi que todos pudessem ter o conhecimento das diversas partes do microscópio, para a visualização de estruturas impossíveis de se ver à olho nu.
METODOLOGIA
A prática foi iniciada com o detalhamento do aparelho microscópio, mostrando suas principais estruturas e funcionamentos. Proporcionou a observação de escama de peixe e, tornando, assim, possível a distinção de inúmeras características importantes para o estudo.
CONCLUSÃO
A microscopia foi um grande invento para ciência, pois, proporcionou a observação de estruturas antes nunca vistas, e assim, revolucionando vários conceitos pré-estabelcidos no âmbito cientifico.
O microscópio foi um dos primeiros inventos de observação óptica de microestruturas, sendo assim, o precursor deste movimento; aqui, estudamos algumas características deste instrumento, podendo ressaltar algumas delas como muito importantes, como a ampliação.
Os processos aqui apresentados foram utilizados para observação, distinção e caracterização dos materiais, sendo que são específicos à determinada propriedade e