Secretariado
O profissional de secretariado executivo que exerce um papel fundamental nas instituições por coletar e fornecer informações para a consecução dos objetivos das empresas, neste caso, metas ligadas ao conceito da responsabilidade social. Assim, eles devem apresentar alternativas ou ideias para a solução de situações que emergem nas atividades diárias das corporações, por isto, a importância de desenvolver competências comportamentais como: a pro atividade e o perfil de gestor.
2. Desenvolvimento
O Profissional de Secretariado, conhece a importância da responsabilidade social incorporadas aos negócios, onde é valorizada hoje a transparência com os fornecedores, colaboradores, mídia, ong’s, meio ambiente e também com as suas comunidades..
Em nosso Código de Ética é um dos deveres considerar a profissão como um fim para a realização profissional e nas relações com a empresa sendo agente facilitador das relações interpessoais, identificar-se com a politica empresarial e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas.
Ao conhecer os negócios que gerarão lucros para nossa empresa devemos pesquisar e ter dados para convencer e se tornar socialmente responsável. Valorizar os dados analíticos e estratégicos que levamos e as ações benéficas ou prejudiciais da empresa em relação ao novo negócio.
Melo Neto e Fróes (2001) afirmam que a responsabilidade social procura incitar o desenvolvimento do cidadão e incentivar a cidadania individual e coletiva, tendo a sua ética baseada no dever cívico. Assim, as suas estratégias são voltadas a todos os indivíduos que fazem parte da sociedade. Sendo assim, esta visão conscientiza as empresas ou organizações a terem um comportamento ético frente à sociedade para incentivar o seu desenvolvimento social por meio de estratégias, que devem ser baseadas no compromisso social das instituições com a comunidade, considerando, a sua realidade