Incerteza e Resultado
APOSTILA DE METROLOGIA
INCERTEZA E RESULTADO DE MEDIÇÃO
U e RM
Cid Vicentini Silveira
2005
1 OBJETIVOS DESTE CAPÍTULO
•
•
•
•
Conceituar a Incerteza de Medição;
Identificar as fontes que compõem a incerteza de medição;
Interpretar os resultados dos instrumentos de medição;
Avaliar a capacidade de um meio de medição e a sua adequação às tolerâncias do processo produtivo.
2 DEFINIÇÃO DE INCERTEZA DE MEDIÇÃO
Parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser fundamentalmente atribuídos a um mensurando.
Estimativa caracterizando a faixa dos valores dentro da qual se encontra o valor verdadeiro da grandeza medida.
3 FONTES DE INCERTEZA
São vários os fatores que geram a incerteza de medição que está presente, em maior ou menor grau, em todas as medições.
Aspectos tecnológicos fazem com que qualquer sistema de medição construído resulte imperfeito: suas dimensões, forma geométrica, material, propriedades elétricas, ópticas e pneumáticas não correspondem exatamente às ideais. As leis e princípios físicos que regem o funcionamento de alguns sistemas de medição nem sempre são perfeitamente lineares como uma análise simplista poderia supor. O desgaste e a deterioração de componentes agravam ainda mais esta condição.
Perturbações externas, como por exemplo as condições ambientais, podem provocar erros, alterando diretamente o sistema de medição ou agindo sobre o mensurando, fazendo com que o comportamento do sistema de medição se afaste ainda mais do ideal. Variações de temperatura provocam dilatações nas escalas de um sistema de medição de comprimento, variações nas propriedades de componentes e circuitos elétricos, que alteram o valor indicado por um sistema de medição. Vibrações ambientais, campos eletromagnéticos, umidade do ar excessiva, diferentes pressões atmosféricas podem, em maior ou menor grau, afetar o sistema de medição.
O operador