Reutilização
O Desenvolvimento Sustentável foi definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente, no relatório "Nosso Futuro Comum", documento publicado pelas Nações Unidas, em 1987 como: "Modelo de Desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades".
A adoção do Modelo de Desenvolvimento Sustentável exige o envolvimento de toda a sociedade. Antes de tudo, é necessário um processo de reeducação para que as pessoas optem por uma melhor forma de utilizar os recursos que a natureza oferece. Consiste na alternativa ideal para a prevenção dos problemas ambientais; é a adoção de um novo modelo de desenvolvimento.
O bioplástico é um bom exemplo de um produto baseado no conceito de desenvolvimento sustentável. Utiliza um recurso renovável, a fibra vegetal, que se decompõe com facilidade na natureza. Os produtos de bioplásticos substituem os produtos derivados do petróleo (recurso não renovável)
Reutilizar
A Reutilização é uma atitude que se promove de uma forma bastante individual (ou no seio de pequenos grupos, como uma família), pelo que tudo aquilo que se possa produzir a partir de matéria usada, decorre meramente da imaginação, da necessidade de cada um e da finalidade que cada um lhe quer dar.
O que é Reutilizar?
Reutilizar consiste em usar um produto mais do que uma vez, sem que este sofra qualquer tipo de alteração ou processamento complexo (sendo apenas limpo) e independentemente do facto de se lhe atribuir a mesma função ou não. Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis devendo ser, por isso, guardados para um momento posterior.
O processo de reutilização pode ser levado a cabo de duas formas: reutilizando os produtos em casa (reutilização caseira/ doméstica) ou levando-os de novo à fábrica onde serão posteriormente reutilizados (reutilização