A reutilização
A primeira atitude sempre deve ser reduzir. De cara vai te dar menos trabalho, menos coisas necessitando serem reutilizadas e recicladas. Quando vou ao mercado, vou de mochila para não pegar sacolas plásticas. A primeira vez que fiz isso, achei que iria dar uma trabalheira, mas na verdade foi muito melhor. Carregar as compras na mochila é bem mais prático do que em um monte de sacolas na mão. Isso serve bem pra mim que moro sozinho e faço compras pequenas para as coisas não estragarem. Mas isso é um exemplo de coisas que podem ser feitas sem se tornarem sacrficantes.
No meu entendimento, reduzir não é somente diminuir a quantidade de coisas que você utiliza. Reduzir é se tornar menos responsável pela degradação do meio ambiente. Ou seja, reduzir as suas más-atitudes. Um exemplo bem simples, mas que faz diferença (pouca, mas se todos fizerem...) é o caso do elevador. Normalmente as pessoas não gostam de esperar e na ânsia de que o elevador chegue logo, saem apertando todos o botões. No meu prédio existem dois elevadores com botões independentes e um mostrador de andar para cada um. Eu sempre olho o mostrador para ver qual elevador está mais perto do andar que estou pra apertar somente o botão dele. Assim evito que dois elevadores entrem em funcionamento e pego que vai me levar ao meu destino mais rapidamente de qualquer jeito. Sem ansiedade, reduzindo e chegando primeiro. ;)
Existem milhares de pequenas atitudes que contribuirão para a redução, mas acho que deu pra entender o que é reduzir sem se sacrificar. Não é deixar de fazer a redução de danos, mas torná-la menos chata e mais natural, até que você faça sem sentir que está fazendo. Reduzir deve ser o primeiro, porque também deve se reduzir a necessidade de se reutilizar e se reciclar.
REUTILIZAR:
Reutilizar também é reduzir. Ao optar por ir de mochila ao mercado e reutilizar a mochila todas as vezes que você vai, você está reduzindo o consumo de sacolas plásticas. Mas a reutilização na