Reutilização
Introdução
E difícil entender porque no Brasil não são passados adiante esses tecidos e retalhos. O que sai da maioria das confecções acaba misturado com lixo comum e, nos aterros sanitários, estima-se que a poliamida, ou nylon, demore 40 anos para se decompor o poliéster 100 anos.
Com base nisso ha empresas preocupadas em relação à sustentabilidade e o reaproveitamento de tecidos. E duas delas foram pesquisadas.
Pioneira na fabricação de tecidos 100% sustentáveis, a Ecosimple inicia seu processo produtivo com a coleta e separação de resíduos (sobras e aparas) descartados por indústrias têxteis da região de Brusque(Sc) um dos principais polos brasileiros de malha. Os tecidos reciclados da EcoSimple são produzidos atreves de um processo inovador, que começa com a coleta de sobras de tecidos descartadas pela industrias têxteis. Depois, o material passa por varias etapas de reciclagem, fiação e tecimento, agregando resíduos de pet também para compor novos tecidos. As tonalidades dos tecidos Ecosimple são obtidas através das cores originais dos resíduos reciclados, aproveitando a coloração natural das fibras em suas diversas nuances, sem uso de corante, produtos químicos e agua no processo fabril. A empresa EcoSimple que tem como objetivo coleta de sobras de tecido e garrafas PET e as encaminha ate as pequena cooperativas. Uma vez lá, esses tecidos são separados por cor e enviados novamente.
O escritório de figurino e cenografia Lupa.art inicio uma nova iniciativa chamada Banco de Tecido. A proposta da problemática da criação desse espaço e o giro de tecidos. O Banco de Tecido surgiu de uma necessidade de reutilizar tecidos de sobras de produções e de confecções. E tem como objetivo desarquivar os tecidos, a