Aferição de pressão arterial
É a pressão que o sangue exerce na parede das artérias; depende da força de contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos.
O coração possui o lado direito formado por átrio e ventrículo, sendo considerado como uma bomba propulsora mais fraca, pois sua função é a de receber o sangue que vem do corpo e enviá-lo aos pulmões para que seja oxigenado. O lado esquerdo do coração possui também átrio e ventrículo, mas atua como bomba propulsora mais forte, pois o sangue que volta dos pulmões é lançado para dentro da artéria aorta e levado a órgãos e tecidos, oxigenando-os.
Quando o sangue começa a ser empurrado pelo ventrículo esquerdo para dentro da artéria aorta, a parede da artéria distende-se devido ao seu tecido elástico e sofre pressão causada pelo volume de sangue em seu interior. Uma grande quantidade de sangue é ejetada durante o terço médio da contração ventricular causando uma pressão maior no interior da artéria, recebe o nome de Pressão Arterial Sistólica (Máxima), pois ocorre durante a sístole ou contração ventricular.
Logo que a contração ventricular começa a diminuir, entrando na fase de relaxamento, uma pequena quantidade de sangue ainda é ejetada no interior da artéria aorta ocasionando uma pressão menor, a qual recebe o nome de Pressão Arterial Diastólica (mínima), pois ocorre durante a fase de relaxamento ventricular.
O volume de sangue que sai do ventrículo esquerdo é conduzido então para os órgãos e tecidos através de um complexo sistema de vasos arteriais; o sangue é impulsionado dentro das artérias formando ondas que podem ser sentidas ao palpar uma artéria periférica.
MATERIAIS
- Bandeja contendo:- álcool 70%, bolas de Algodão
- Esfigmomanômetro (De coluna de mercúrio ou aneróide)
- Manguito – Bolsa inflável
- Estetoscópio – é o amplificador dos sons. Possui as olivas, haste, diafragma e campânula.
IMPORTANTE
A