pop aferição de pressão arterial
Definir normas para Aferir a pressão Arterial.
2 – Alcance
Farmacêuticos, auxiliares técnicos.
3 – Responsabilidades:
Farmacêutico Responsável.
4 – Definições
Pressão Arterial: É a pressão que sangue exerce sobre as paredes internas do coração mantendo-as tensas;
Pressão Arterial Sistólica: Ocorre durante a ejeção ventricular sendo a pressão máxima no sistema arterial. Normal é aproximadamente 120Hg.
Pressão Arterial Diastólica: Ocorre um pouco antes do início da ejeção ventricular sendo a pressão mínima no sistema arterial. A pressão arterial diastólica normal é aproximadamente de 80mmHg.
Hipertensão: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro. Considera-se hipertenso os indivíduos que mantém uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9, durante seguidos exames, de acordo com o protocolo médico.
Hipotensão: A pressão arterial baixa(hipotensão) é a pressão arterial baixa o suficiente para produzir sintomas, geralmente inferior a 90/60 mmHg.
5 – Precauções
"ESTE PROCEDIMENTO NÃO TEM FINALIDADE DE DIAGNÓSTICO E NÃO SUBSTITUI A CONSULTA MÉDICA OU A REALIZAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS".
1- A idade, sexo, altitude, Biótipo, alimentação e estado emocional, interfere podendo levar a variação fisiológica da PA;
2- Os pacientes devem estar sentados em uma cadeira com sua costa apoiada, seus braços devem estar descobertos e apoiados ao nível do coração. Não devem fumar cigarros nem ingerem cafeína (café, chá, mate) durante os 30 minutos que antecedem a aferição;
3- Somente sob condições especiais pode-se indicar aferição da pressão arterial em pé;
4- A aferição deve iniciar-se depois de três minutos, como mínimo, de descanso para o paciente;
5- Deve-se se usar uma braçadeira do tamanho adequado ao braço do paciente;
6- As medições poderão ser realizadas de preferência com um esfignomanômetro de